quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Terapia Gerson - Medicina Ortomolecular


  "A Cura de Doenças  ditas "incuráveis"

A Terapia Gerson é um poderoso tratamento natural que permite que os mecanismos imunológicos do nosso próprio corpo atuem, promovendo a eliminação das substância tóxicas. 
Ela é baseada na ingestão abundante de nutrientes orgânicos e enzimas através de sucos, alimentos crús, enemas e alguns alimentos cozidos e chás, .

Quando foi apresentada ao mundo pelo médico alemão Max Gerson, esta terapia alimentar estava tão à frente do seu tempo que não havia praticamente nenhum estudo disponível na literatura científica que explicasse como ela podia conduzir à espantosas curas, quer em doenças crônicas, quer infecciosas.

Apesar disso, e pelo fato de, através dela, tantas pessoas terem se curado dos seus casos avançados de tuberculose, doenças de coração, câncer, diabetes, Alzheimer, Parkinson e muitas outras doenças, a Terapia Gerson estabeleceu-se como um enorme contribuinte para o campo da medicina, através da publicação de artigos na “Revista de Literatura Médica” (peer-reviewed medical literature). Max Gerson publicou pela primeira vez sobre o tema do câncer em 1945, quase 40 anos antes da adoção do atual programa sobre dieta, nutrição e câncer pelo Instituto Nacional do Câncer dos EUA.


O seu paciente mais famoso foi o Dr. Albert Schweitzer, filósofo, teólogo e médico missionário, que aos 75 anos sofria de diabetes avançado. Dr Gerson tratou-o com a sua terapia e Schweitzer curou-se por completo, voltou ao seu hospital africano, ganhou o prêmio Nobel da Paz aos 77 anos e trabalhou até os 90.


O objetivo da Terapia Gerson é criar as condições dentro do nosso organismo para que a sua magnífica habilidade de autocura seja plena.
Ao abordar o corpo na sua totalidade, a Terapia atua segundo 3 vetores complementares e sinérgicos:

- fornece todos os nutrientes necessários ao organismo
- suprime todos os elementos tóxicos dos alimentos e da casa
- estimula o corpo a eliminar as toxinas acumuladas

Através desses 3 componentes, todo o nosso organismo se desintoxica e regenera:
células, tecidos e órgãos libertam-se de toxinas;
o metabolismo regressa ao estado natural e saudável;
todos os sistemas se re-equilibram.

As doenças degenerativas reduzem progressivamente a capacidade do corpo de eliminar resíduos metabólicos adequadamente, provocando habitualmente insuficiência hepática e renal. Para reverter isso, a Terapia Gerson usa métodos de desintoxicação intensivos que estimulam a eliminação desses resíduos, regeneram o fígado, fortalecem o sistema imunológico e restauram os elementos essenciais para um forte e saudável metabolismo: as enzimas, os minerais e os hormônios.


Com abundantes nutrientes de alta-qualidade, oxigênio mais disponível, supressão de elementos agressores e desintoxicação celular e orgânica, todo o metabolismo melhora e as células – e todo o corpo – podem regenerar-se, tornar-se saudáveis e prevenir futuras doenças.

A maior parte das terapias, — convencionais ou não –, tratam apenas os sintomas e ignoram o que, em última análise, está causando a doença. A razão pela qual a Terapia Gerson é eficaz em tantas doenças diferentes é que restaura a incrível capacidade do corpo de autocurar-se.
Em vez de tratar só os sintomas de uma doença específica, a Terapia Gerson trata as causas.

Acreditamos que a Terapia Gerson é o tratamento mais completo para a doença.
No entanto, não afirmamos que cure tudo, nem todos, nem sempre.

Princípios alimentares

TOTALIDADE
A Terapia Gerson abarca o corpo na sua totalidade. Não visa nenhum órgão ou sistema em particular. Todos os sistemas interagem entre si e são importantes, mesmo se alguns órgãos, como o fígado, têm atividade metabólica mais vasta, e nomeadamente a função de desintoxicação por excelência, pelo que é aquele que primeiro se pretende regenerar. Nutrição e desintoxicação dirigem-se a todo o corpo. O que importa é restabelecer o seu metabolismo.

METABOLISMO
Todos os mal-estares físicos são expressão de um metabolismo anormal ou perturbado, quer por excesso, quer por deficiência. O metabolismo deverá ser re-equilibrado na sua totalidade. A terapia não visa qualquer metabolismo específico. Uma vez que o metabolismo esteja globalmente restabelecido, todos os males terão desaparecido.

NATURAL
Sempre que viável, os nutrientes devem ser fornecidos em alimentos naturais.

SUPLEMENTOS
São usados somente e apenas quando não é conhecida uma forma natural plausível para fornecer a quantidade necessária de certo nutriente.

ABUNDÂNCIA DE NUTRIENTES
Abundância de vitaminas, minerais, enzimas e oxigênio, todos eles nutrientes imprescindíveis ao metabolismo. (repito: todos estes nutrientes devem ser fornecidos através dos alimentos, exceto se não é conhecida uma forma natural plausível para fornecer a quantidade necessária de certo nutriente).

VEGETARIANO
Do mundo animal, apenas o queijo Cottage (um queijo suave que não tem tradução para português).

BIOLÓGICO
Alimentos não sujeitos a qualquer tipo de pesticida, inseticida ou outra droga, bem como não adubados com substâncias contendo qualquer químico industrial adicionado. A adubação é exclusivamente feita com matéria orgânica natural, ela própria também biológica.

FRESCO
Vegetais recém-colhidos, com o máximo de energia vital e de nutrientes ainda inalterados.

CRÚS
Alimentos ingeridos crus são a forma de obter o máximo de energia vital e de nutrientes ainda inalterados. Os alimentos, quando cozidos, sofrem alterações ao nível da maior parte dos seus constituintes, nomeadamente das suas vitaminas, proteínas (enzimas e outras) e quantidade de oxigênio.

COZIDOS
Alimentos cozidos têm como função proporcionar um bom funcionamento intestinal (papa de aveia matinal) e nutrir-nos e aquecer-nos física e emocionalmente. É também a forma mais plausível para comer alguns alimentos importantes, como exemplo, a batata, tão rica em potássio.

ZERO TÓXICO, ZERO QUÍMICOS ADICIONADOS
Este cuidado não é apenas com os alimentos. Mas convenhamos que não vamos parar de respirar para nos curarmos, pelo que será de todo em todo impossível suprimir por completo todos os tóxicos atmosféricos. No entanto, poderemos escolher a melhor atmosfera possível, a melhor água possível, os melhores produtos de limpeza possíveis.

ZERO SAL ADICIONADO
O sal é composto quase exclusivamente por cloreto de sódio (Na Cl ). O sal é altamente nefasto porque, em quase todos os casos de doenças degenerativas, há excesso de sódio (Na) e deficiência de potássio (K) nas células. O que se pretende é que o potássio volte a penetrar nas células e o sódio delas seja expulso.
Nota: O sódio (Na) e o cloro (Cl) necessários ao nosso bom funcionamento encontram-se em quantidades mais do que suficientes nos próprios alimentos. É absolutamente desnecessário adicionar sal.
Zero sal, zero produtos salgados.

POTÁSSIO
Batata, tomate e banana são muito ricos em potássio.

SUMOS
Forma natural de fornecer o máximo de vitaminas, minerais, enzimas e oxigênio com o mínimo de esforço digestivo para o organismo (seria impossível ingerir toda a quantidade de alimentos que é convertida em sumos durante o dia, assim como seria uma sobrecarga em termos de digestão). A Terapia compreende 13 sumos (1 a cada hora) mas, não limita a esse número. Quem quiser pode beber mais.

ZERO ÁGUA
A água é essencial, mas, bebida pura, dilui os sucos gástricos (o que não é grave para uma pessoa saudável, mas não se pretende que aconteça numa pessoa doente em processo de desintoxicação e regeneração). Ora, 13 sumos de vegetais e frutas fornecem água mais do que suficiente ao organismo e não diluem os sucos gástricos, ao contrário. Toda a sede deve, portanto, ser saciada com sumos (13 ou mais). Para além dos sumos, nomeadamente durante a noite ou quando o paciente tem náuseas, é aconselhável beber tisanas de hortelã pimenta, que diminuem as náuseas e também não diluem os sucos gástricos.

PROTEÍNAS
De origem vegetal e queijo Cottage com moderação.

LIPÍDIOS
No início, utilizar somente e apenas Óleo de Sementes de Linhaça (Flaxseed Oil), obviamente de primeira pressão a frio.
Depois de ultrapassada a fase crítica inicial da desintoxicação (3 ou 4 semanas), além do Óleo de Linhaça, a Terapia Gerson inclui ainda queijo Cottage.

ALCALINIDADE
Em quase todos os casos de doenças degenerativas há excesso de acidez no corpo: no sangue, nos órgãos, nas células. Isso altera grandemente o metabolismo. O metabolismo saudável do corpo requer um meio mais alcalino. Os alimentos usados na Terapia Gerson tendem a criar a alcalinidade necessária ao bom metabolismo.

A Terapia Gerson

A dieta Gerson é naturalmente rica em vitaminas, minerais, enzimas e líquidos. É extremamente baixa em sódio e gorduras.

Tipicamente, um paciente Gerson tem a seguinte dieta diária:

*13 copos de sumo: de cenoura, cenoura/maçã e de vegetais de folhas verdes, preparados de hora em hora, à partir de produtos biológicos e frescos.

*3 refeições totalmente vegetarianas, igualmente à partir de produtos biológicos e frescos, preparadas com vegetais, cereais integrais e frutas…
Uma refeição típica inclui: uma salada variada, vegetais cozidos, batata assada, sopa e sumo
Tudo sem sal.

*fruta fresca e biológica sempre disponível, como complemento à dieta
 A Terapia Gerson procura regenerar o corpo para a saúde, estimulando o metabolismo, inundando o corpo diariamente com nutrientes de cerca de 8 quilos de vegetais e frutas, cultivados biologicamente. A maior parte é utilizada para fazer sumos frescos, um copo de hora a hora, 13 vezes por dia. Comida sólida, crua e cozida, é consumida nas quantidades que se desejar.

Suplementos

Somente e apenas são usados suplementos quando não é conhecida uma forma natural plausível para fornecer a quantidade necessária de certo nutriente.
É assim com os seguintes suplementos:

- Sais de potássio – O potássio é um elemento chave na terapia. Seria impossível comer toda a quantidade de alimentos que seria necessária para fornecer a quantidade de potássio que se pretende.

- Enzimas pancreáticas – Os sumos são a forma mais eficaz de fornecer ao corpo o máximo de enzimas contidos nos alimentos. No entanto, o Dr. Gerson entendeu dever fornecer mais enzimas ainda.

- Extrato de fígado – Ajuda a regenerar o fígado e a fortalecê-lo. Devido aos riscos de utilizar produtos derivados de fígados de animais, tem de ser utilizado na forma de suplemento.

- Vitamina B-12 – Compensa a deficiente quantidade de vitamina B12 da maior parte dos alimentos vegetarianos da Dieta Gerson (NB: Há alimentos vegetarianos com quantidade mais do que suficiente de B12, mas não são utilizados na Terapia Gerson).

- Solução de Lugol (solução de iodo e de iodeto de potássio) (metade da concentração) – O iodo estimula a tireóide, logo o metabolismo. A maior parte dos alimentos tem pouco iodo. As algas contêm muito iodo, mas, não são utilizadas na Terapia Gerson. Nem todos os pacientes deverão tomá-lo.

- Extrato de tireóide – Para estimular mais ainda o metabolismo. Nem todos os pacientes deverão tomá-lo.

- Enemas(1) de café e de camomila – para ajudar o fígado a desintoxicar (café) e suavizar o cólon (camomila).

ATENÇÃO:
TODOS OS SUPLEMENTOS REQUEREM GRANDE CUIDADO.
HÁ VÁRIAS CONTRAINDICAÇÕES (ver em Cuidados com Suplementos).

As quantidades são definidas em função do estado do paciente, do seu tipo de doença, do seu grau de toxicidade e de como reage à Terapia.

Desintoxicação

A parte crucial da Terapia Gerson é a desintoxicação dos tecidos e do sangue. Ela é realizada por vários meios, mas, em primeiro lugar e sobretudo, através do uso de enemas de café.
A base científica para o uso de enemas de café está bem documentada.
Os enemas fazem diminuir as dores e aceleram a cura. Todos os pacientes o confirmam.

Biologicamente, os sistemas enzimáticos do fígado são estimulados e o fluxo de bilis aumenta, levando consigo maior quantidade de toxinas. Está comprovado que estes enemas aumentam a capacidade do corpo de eliminar resíduos tóxicos do ambiente, dos tratamentos à base de quimioterapia e de outras fontes.
Os tumores e outros tecidos doentes são também mais rapidamente eliminados à medida que vão sendo degradados.

Outro método de desintoxicação é à base de óleo de rícino, usado como um estimulante adicional do fluxo de bílis e como mais uma forma de aumentar a capacidade do fígado de filtrar o sangue.
Além disso, enzimas digestivas servem para aumentar a absorção de nutrientes e facilitar a degradação e eliminação de tecido danificado.



Duração 

A duração é muito variável. Depende do estado do paciente, do seu tipo de doença, do seu grau de toxicidade e de como reage à Terapia.
Na maior parte dos casos, os primeiros resultados concretos e visíveis de melhorias da doença acontecem logo no primeiro mês, mesmo em casos de doenças graves.
No entanto, a cura total ainda não aconteceu nessa altura e, se o paciente abandona a Terapia muito cedo, pensando já estar curado, regride na maior parte das vezes.

Assim, para produzirem uma cura total, os pacientes devem manter-se fielmente na Terapia bastante tempo, para além dos sinais exteriores de recuperação. Só assim todo o organismo e todo o seu metabolismo podem regenerar completamente. No caso de doenças graves em estados avançados, esse prazo pode ir até cerca de 2 anos.

Em estados menos graves, verificam-se curas totais ao fim de prazos que vão de poucas semanas até vários meses.
A duração poderá prever-se antecipadamente, mas o ideal é iniciar a Terapia com flexibilidade e aguardar que os resultados apareçam, aceitando o seu próprio ritmo pessoal.

Restrições à prática da Terapia

Não inicie a Terapia Gerson sem a supervisão de um terapeuta Gerson, caso exista qualquer das seguintes condições:
– quimioterapia (a decorrer ou já terminada)
– diabetes
– metástases no cérebro
– deficiência renal
– corpos estranhos como marca-passo, próteses, parafusos, etc
- A Terapia Gerson não pode ser praticada por pessoas que tenham recebido qualquer transplante.
- Os pacientes têm de ser capazes de comer, beber e eliminar normalmente.

Advertências

Se escolher aderir à Terapia Gerson, pensamos que está fazendo uma excelente escolha.
Queremos então advertí-lo em relação a vários pontos.

A Terapia Gerson é dura e exigente.
Exige disciplina e paciência. E exige muito trabalho. Em casos de doenças debilitantes, exige também certamente a ajuda de alguém.
Compenetre-se bem de que é necessário um total acometimento da sua parte.
Deve entregar-se a 100% à Terapia.
Se não intenciona fazê-lo nessa total entrega, aconselhamos que procure outro tratamento.
Os princípios da Terapia Gerson são muito claros e bem definidos, com razões bem concretas para existirem.
A maneira como o Dr. Gerson construiu esses princípios foi através da prática clínica e do método científico.
A sua terapia é fruto dos resultados obtidos.
Ela contém os elementos que deram os melhores resultados.
É claro que, se respeitar apenas alguns dos princípios, mas não todos, é melhor para a sua saúde do que não respeitar nenhum, mas, nesse caso não está praticando a Terapia Gerson.
No entanto, é possível que, apesar disso, se cure da sua doença, o que é fantástico. Há muitos casos de curas com as mais variadas terapias, alimentares e não-alimentares. Não consideramos que a Terapia Gerson seja o único tratamento eficaz para doenças.
Acreditamos sim que é o tratamento mais completo para a doença.
Também não afirmamos que cure tudo, nem todos, nem sempre.
Mas, com os milhares de pacientes que já se curaram das suas doenças “incuráveis” praticando a Terapia Gerson, podemos dizer que ela é um grande sinal de esperança.
Esses testemunhos são a maior mostra da eficácia deste tratamento e foram eles que fizeram que o Dr. Gerson dedicasse a sua vida completamente à cura de doenças “incuráveis”, nomeadamente do câncer, refinando continuamente a sua Terapia, obtendo cada vez mais e melhores resultados.

Enema/clister de café

Para o enema (clister) de café, é necessário:
-café biológico com moagem média
-água purificada por osmose inversa (sem UV), ou por destilação (água destilada para uso alimentar)
-1 recipiente de enema de mais de um litro
-tubo e cânulas limpas e desinfetadas
-colocar 1 litro de água osmotisada ao fogo
-quando começar a ferver, coloque em fogo brando
-juntar 3 colheres de sopa cheias de café moído
-deixar a infusão dar-se durante 20 minutos
-filtrar a água por um passador com um tecido de algodão bem limpo
-juntar água osmotisada até completar 1 litro novamente (para compensar a água que se evaporou durante a infusão)
-deixar esfriar
-quando estiver na temperatura do corpo, está pronto para usar
(pode-se fazer mais quantidade do que um litro e guardar na geladeira num recipiente hermético.
Ou pode fazer um concentrado e depois juntar a água necessária no momento de usar)

Para aplicar o enema, deve:
-ter a infusão de café à temperatura do corpo
-pôr a infusão no recipiente de enema
-colocar o recipiente a cerca de 50 cm de altura
-deitar-se numa posição confortável sobre o lado direito do corpo
-inserir a cânula no ânus cerca de 5 cm
-abrir a torneira do clister
-deixar a infusão penetrar suavemente (ajustando a cânula conforme for necessário para o fluxo de água se dar)
-descontrair barriga e ânus
-respirar normalmente
-se sentir demasiada pressão, feche a torneira uns instantes e depois volte a reabrir
-quando a totalidade (1 litro) de infusão penetrou no intestino feche a torneira e retire a cânula
-mantenha-se na posição durante 12 a 15 minutos
-passado esse tempo, evacue (sentirá um “agradável” cheiro de café)


Lista de alimentos PERMITIDOS na Terapia Gerson 


alface romana (é a mais nutritiva das alfaces)
chicória
escarola-endívia de folha larga
endívia
acelga
acelga suíça
agrião
espinafre
folhas de beterraba
girassol verduras
brócoles
couve lombardo
couve chinesa
couve branca
couve roxa
couve-flor
alcachofra
tomate, tomate cereja, tomate chucha
pimentão verde e vermelho
abóbora
abobrinha/curgete
beringela
alho
cebola
cebola roxa
cebola verde
chalota
alho-francês/alho-poró
cebolinha-francesa
cenoura
nabo
rabanete
rábano
beterraba
raiz de aipo
raiz de salsa
raiz de tupinambo ou girassol batateiro
raiz forte
ruibarbo
batata
batata doce
inhame
ervilha
ervilhas de neve
feijão verde
lentilha
lentilhas germinadas

SÓ para dar sabor – usar pouca quantidade

alecrim
casca da semente da noz moscada
cebolinha
coentro
cravo
endro
erva-doce
estragão
folha de louro
funcho
hortelã
limão
louro
salsa
sálvia
satureja-segurelha
tomilho

Uso no Desjejum (Café da Manhã – sem café)

flocos de aveia

Uso ocasional

arroz integral
arroz selvagem
centeio
trigo

Frutas

As frutas principais da dieta Gerson são:
maçã e banana

Mas pode também usar:
ameixa
cerejas
damascos, alperces
figos
mamão/papaia
manga
pêra
pêssego

Frutos secos-para adoçar - usar pouca quantidade

uvas passas
figos secos
ameixas secas
alperces/damascos secos

Lista de alimentos PROIBIDOS na Terapia Gerson

alimentos processados
alimentos conservados, enlatados, engarrafados
alimentos refinados
alimentos salgados, defumados ou sulfurados
alimentos congelados
sal, sal de cozinha, sal marinho, sal de todas as maneiras, vegetal, tamari, shoyu, miso, sal leve ou substitutos de sal
sais de Epsom
açúcar branco
bolos e doces
chocolate, cacau
farinha e todos os alimentos à base de farinha
gelados/sorvetes
manteiga
natas e outros produtos lácteos
queijo
gorduras animais
manteiga de frutos secos (amendoim, sésamo, amêndoa, etc)
margarina e óleos para fritar
óleos hidrogenados ou parcialmente hidrogenados
óleos e gorduras e outros alimentos que os contêm. Isto inclui óleo de milho, azeite (de oliva), óleo de canola, óleo vegetal, exceto óleo de sementes de linho (que é especialmente prescrito)
qualquer fonte de gorduras dietéticas
carne
peixe, mariscos e outros animais
proteínas e alimentos ricos em proteínas
suplementos de proteínas, incluindo os à base de cevada ou de algas
rebentos/brotos de alfafa e de outras sementes ou de feijões
soja e produtos com soja
sementes
frutos secos (amendoim, amêndoa, avelã, caju, nozes, etc)
álcool
bebidas comerciais
café como bebida
chá preto e outros chás não de ervas
especiarias, pimenta, paprika/colorau, manjericão, orégano
mostardas
cogumelos
espinafre cru (cozido é permitido)
pepino
leguminosas e produtos com base em leguminosas (feijões, grão de bico, etc)
abacaxi/ananás
bagas (morangos, amoras, framboesas, etc)
coco
pêra
abacate
fluór: tudo o que contenha flúor (incluindo pasta de dentes – pode comprar pasta de dentes em lojas de produtos naturais)
sódio: bicarbonato de sódio e tudo o que contenha sódio

Receitas da dieta Gerson


PAPA DE AVEIA
Deve comer uma grande porção de papa de aveia no desjejum(café da manhã-sem café)
Ingredientes:
- Flocos de aveia biológicos/orgânicos – 125 ml
- Água purificada (por osmose inversa ou destilação) – 250/350 ml
Preparação:
Cozinhe lentamente (com 2 placas difusoras de calor ou em banho-maria) até ficar pronto.

Não deve utilizar nenhum outro cereal.

Os flocos de aveia têm um propósito especial: além de serem uma boa fonte de vitaminas do complexo B e de serem ricos em proteínas, têm uma característica especial: criam no intestino do paciente uma camada macia (ao invés dos cereais em grão), preparando-o para todos os sumos/sucos do dia.

Pode variar o sabor acrescentando diferentes frutas:
-frutas cruas, cortadas ou raladas (maçã, banana, pêra, pêssego, alperce/damasco, manga, mamão ou outras frutas permitidas)
-frutas cozidas (sem água) (maçã, banana, pêra, pêssego, alperce/damasco ou outras frutas permitidas)
-mel
-passas de uva, ameixas secas, alperces/damascos secos cozidos.


SOPA HIPÓCRATES (sopa especial referenciada em várias outras receitas)
(Hipócrates era um médico Grego, considerado o pai da Medicina)

Para 1 pessoa.
Ingredientes:
- Aipo – uma raiz de aipo média ou 3-4 talos
- Raiz de salsa – 1
- Alho – a quantidade que desejar
- Alho francês/Alho-porró – 2 pequenos (se não houver, substituir por cebola)
- Tomate – 750 gr
- Batata – 500gr
- Cebola – 2 médias
- Salsa – um pouco
- Água purificada (por osmose inversa ou destilação)

Preparação:
Nenhum destes vegetais deve ser descascado.
Lavar e esfregar os vegetais com uma escova própria para vegetais.
Cortar os vegetais em bocados grandes.
Cobrir os vegetais com água.
Deixar ferver, em tacho tapado, em lume muito brando(!!!), durante cerca de 2 horas.
Dividir em pequenas porções e passar pelo passevite/passapurê.
A quantidade de água utilizada na preparação da sopa ajuda a variar a consistência e o sabor.
Pode manter-se na geladeira bem tampada, não mais de 2 dias.
Ir aquecendo à medida que for utilizando.
Em receitas posteriores onde seja mencionado o uso de sopa, pode (e deve) utilizar esta sopa especial.


SUMOS/SUCOS

Nota: todos os sumos/sucos devem ser preparados na hora.

Cenoura/ Maçã
- Cenouras – 3-4 (aprox.170gr)
- Maçã verde – 1 grande (aprox.170gr)

Sumo Verde
Deve usar sempre 1 maçã média por cada copo de sumo verde.
Deve triturá-la ao mesmo tempo que os vegetais.
Utilizando os vários tipos de folhas verdes da seguinte lista, varie à sua vontade.
- Alface romana
- Acelga
- Folha de Beterraba (folhas novas)
- Agrião
- Endívias
- Escarola (endívia de folha larga)
- Couve roxa/Repolho vermelho-roxo
- Pimentão verde (1/4 de um pequeno)
- Maçã – 1 média por cada copo de sumo

PRATOS DE LEGUMES COZIDOS
Preparação dos vegetais: indicações importantes

Todos os vegetais devem ser cozidos lentamente, em fogo baixo, sem adição de água.
Pode utilizar um pouco da “Sopa Especial”, tomates, bocados de maçã ou ainda cebola picada, como “cama” para os restantes vegetais. Isto providenciará o líquido necessário para que não se queimem, e enriquecerá o sabor.

Cozinhar lentamente é muito importante para preservar o sabor natural dos alimentos e torná-los facilmente digestíveis. Devem ficar macios, mas firmes. Deve ser utilizado um difusor de calor em aço inoxidável, para prevenir que os alimentos se queimem.

Todos os vegetais a utilizar devem ser cuidadosamente lavados e esfregados com a escova para vegetais e nunca deve retirar a casca.

Não utilizar tachos de alumínio, nem panela de pressão.
Os vegetais ou frutas cozidos não deverão ser mantidos na geladeira por mais de 48 horas.

MODOS DE PREPARAR LEGUMES

Legumes assados:
Devem ser cozidos em fogo baixo (180), durante 2 a 2h30 num tacho/panela bem tampada. Pode utilizar tomates, cebola ou outros vegetais borrifados de sumo de limão como “cama” para os restantes.

Legumes refogados:
Devem igualmente ser cozidos num tacho/panela pesado com uma tampa hermética, em fogo baixo com muito pouco ou nenhum liquido.

Legumes lentamente fervidos:
Manter os vegetais em pouco liquido, com chama suficiente para manter a fervura (fogo baixo). A tampa também deve fechar hermeticamente.


PRATOS

Alcachofras
Corte a ponta do caule, e passe por água. Ponha água num tacho/panela e deixe cozinhar em baixa temperatura, por cerca de 1 hora, com a tampa. Sirva com molho de salada.

Espargos
Deixe cozinhar num tacho com uma pequena quantidade de “sopa especial”, ou sumo de limão, em fogo baixo por cerca de 1 hora.

Sopa Russa Borscht
Cebola -1
Dentes de alho – 3
Sopa especial – 1 (medida)
Beterrabas pequenas inteiras - 6
Batata grande – 1
Tomates – 2
Cenoura – 1
Folhas de couve roxa/repolho vermelho – 4
Louro folha – 2
Medida de água – 3

Passe todos os vegetais no triturador, exceto o louro. Coloque tudo no tacho com a água e o louro e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 30 min. Sirva com um iogurte sem gordura.

Creme de beterraba cozida
Beterrabas cozidas – 3
Iogurte zero gordura (0%) – 6 colheres de sopa
Cebolinha fresca cortada – 1 colher de sopa
Cebola picada – 2 colheres de sopa
Salsinha picada

Colocar tudo num tacho/panela e aquecer lentamente. Depois de colocar no prato, salpicar com a salsa picada.

Brócolis – (ao natural)
Cozinhar os brócolis num tacho/panela sobre a cebola picada ou sobre a sopa especial, por cerca de 1 hora. Servir com molho de tomate.

Brócolis e ervas
Ingredientes:
Brócolis –
Alho – 4 a 6 dentes
Cebola – ½ cebola picada
Endro/Dill – ¼ colher de chá
Sopa especial – 60 ml

Preparação:
Lavar os brócolis. Colocar a cebola e o alho num tacho/panela, levar ao fogo e deixar que a cebola fique translúcida. Colocar os brócolis e o endro/dill e cozinhar em fogo baixo até os brócolis ficarem macios.

Festa de Brócolis
Ingredientes:
Brócolis -
Alho – 1 dente picado
Cebola – 1 pequena, picada
Pimentão – Amarelo ou vermelho cortado às tiras
Sumo de limão – 2 colheres chá (opcional)
Endro/Dill – fresco picado, 1 colher de chá
(pode substituir os brócolis nesta receita por feijão verde (800 ml de feijão verde cortado ao meio)

Preparação:
Lavar e preparar os brócolis. Colocá-los num tacho/panela juntamente com o alho e a cebola, tampar e deixar cozinhar por cerca de 45min em fogo baixo. Adicionar o pimentão nos últimos 20/25min. Adicionar o sumo de limão e salpicar com o endro/dill picado.

Couve-flor
Ingredientes:
Couve flor – cortada
Tomate – 2 ou 3, cortados
Juntar a couve-flor e o tomate e cozinhar em fogo baixo, aproximadamente 45 min., ou até ficar tenro.

Couve-flor com molho de cenoura
Couve-flor – 1 pequeno
Cenouras cortadas– 3
Óleo de sementes de linho (Óleo de linhaça)

Separe os ramos da couve-flor, coloque numa assadeira com pouca água, e cozinhe lentamente no forno. Quando estiver macio, retire a água restante. Ao mesmo tempo, ferva as cenouras em água, até que fiquem macias. Deixe-as esfriar até à temperatura de comer (o óleo de linhaça não deve ser aquecido) e misture-as com o óleo de linhaça no liquidificador. Depois de retirar a couve-flor do forno, deixe-a esfriar e coloque por cima o molho de cenoura/linhaça.

Cenouras e mel
Lave as cenouras, corte os extremos e corte às tiras. Não retire a pele nem rale. Cozinhe com um pouco da sopa especial cerca de 45 min, ou até ficarem macias.
Espere 5/10min e depois acrescente ½ colher de chá de mel para dar sabor.

Rolos de acelga recheada
Acelga – 1 cacho
Batatas - 6 médias
Cenouras – 4
Cebola – ½ picada
Alho – 3 dentes picados

Num tacho/panela, cozinhe a cebola e as batatas. Noutro tacho/panela, cozinhe as cenouras e o alho. Reduza ambos a purê separadamente e só depois junte. Escalde as acelgas (colocar em água muito quente, não deixando propriamente cozer).
Estenda cada folha de acelga, retire a parte dura do caule, coloque o purê no meio e enrole bem. Coloque no prato de servir com molho de tomate (receita dada).

Milho com vegetais variados
Espigas de milho – 2
Talos de aipo – 3
Curgete/Abobrinha – 2
Cenoura – 2

Lave as espigas de milho e retire-lhes as barbas. Corte os outros vegetais em pedaços pequenos. Coloque o milho numa assadeira juntamente com os vegetais e asse no forno a 200º por cerca de 1 hora.

Creme de Milho
Espigas de milho – 3
Pimentão verde – 1

Lave as espigas de milho e retire-lhes as barbas. Bata os grãos de 2 delas no liquidificador. Em seguida junte os grãos da terceira espiga aos grãos batidos. Coloque tudo numa assadeira e ponha por cima o pimentão verde cortado aos bocadinhos. Deixe assar por cerca de 1h30 a cerca de 200-250º

Milho com sumo de Laranja
Espigas de milho – 2
Sumo de laranja – 1 copo
Lave as espigas de milho e retire-lhes as barbas. Coloque-as numa assadeira com tampa e deixe-as assar a 250º até ficarem macias. Retire o sumo que se formou. Adicione o sumo de laranja e espere 5 a 10 minutos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obs:
Ainda não existem livros em português orientando o uso da Dieta Gerson, apenas em Espanhol e este é o da foto, no início dessa postagem
 
Fonte:
Adaptado de  http://terapiagerson.wordpress.com

Um comentário:

  1. Quanto mais ou menos custa para minha mãe ficar no hospital do mexico, com acompanhante por uma semana para fazer o tratamento?

    ResponderExcluir