terça-feira, 20 de setembro de 2011

As Ondas Cerebrais


                                     AS FREQUÊNCIAS CEREBRAIS
                           NOSSO CÉREBRO E SUAS FREQUÊNCIAS


Milhões de pessoas gastam enormes quantias de dinheiro e tempo em programas de atividade física para estimular músculos e coração; ignoram outro órgão importante do corpo: O Cérebro.

Para conhecê-lo um pouco mais, vamos viajar por dentro dele. Tomar um trem e viajar por suas estações. Vamos passar por elas e dar pequenas paradas: 


Tronco encefálico, cerebelo e o cérebro propriamente dito.


Primeira parada no tronco encefálico. 
Ele está logo acima da coluna vertebral e foi a primeira parte do cérebro formada no útero. Foi um dos primeiros elementos do cérebro a evoluir. Há 280 milhões de anos, os primeiros animais a pisar na Terra, os répteis, tinham apenas o tronco encefálico. Por essa razão, uma lagartixa jamais será um animal de estimação... e a que está na sua parede jamais poderá amá-la. O tronco encefálico transfere informações dos sentidos e controla funções básicas como a respiração e as batidas do coração. 
O cerebelo, nossa segunda parada, fica logo atrás do tronco encefálico e ajuda o corpo a se mover. Possui a memória dos movimentos e governa a coordenação dos músculos. Por isso dançarinos e atletas têm o cerebelo muito bem desenvolvido. Movimentos pertencem à memória sinestésica.

O cérebro não existia há 80 milhões de anos quando nossos ancestrais de sangue quente, os mamíferos, passaram a habitar a Terra. Ele se parece com duas metades de nozes que, juntas, formam um esfera. É coberto por uma fina camada semelhante a um glacê . 
O cérebro que raciocina é o neocórtex. Quanto mais sulcos e fissuras uma espécie tem, mais inteligente ela é porque há mais espaço para o neocórtex. 
O sistema límbico está situado numa área do cérebro que é responsável pelas emoções e pela memória. O rejuvenescimento límbico produz grandes vantagens. Intensifica a memória e produz uma sensação de bem-estar. Em algumas pessoas aumenta uma habilidade cerebral chamada sinestesia. É basicamente a coordenação dos sentidos.

Uma entre 100 mil pessoas é capaz de ver sons e saborear cores. Todo conhecimento, toda memória que você possui existem como uma entidade física. São portanto vulneráveis aos maus tratos físicos. Parece estranho falar que pensamentos e memórias são entidades físicas, mas eles são.


 
Caso houvesse um super-microscópio seria possível apreciar pensamentos e memórias. Ver as estruturas bioquímicas, alterações nos códigos do DNA das células, e correntes bioelétricas de energia. Recentes avanços tecnológicos mostraram que , na verdade, usamos todas as áreas de nosso cérebro, só que não com toda a eficiência. O cérebro é apenas o corpo humano. Glândulas endócrinas , secretoras de hormônios, são elo principal entre corpo e mente. A mente é o software, o produto místico e misterioso de tudo o que somos. O cérebro é o hardware, um órgão físico que requer nutrição, descanso e uso. 

Plasticidade do Cérebro 

Até pouco tempo pesquisadores pensavam que o cérebro era essencialmente estático. Porém a tecnologia de ponta vem provando em contrário. Tomografia Computadorizada, Tomografia por Emissão de Pósitrons e Imagem de Ressonância Magnética, mostraram que, ao potencial único regenerativo do cérebro, suas áreas arruinadas podem ser trazidas de volta. 

O cérebro não armazena cada uma de suas memórias em células cerebrais distintas ou isoladas, ou seja, neurônios. Em vez disso , a memória está armazenada em redes de neurônios interligados. Se um morre, o cérebro pode restabelecer essa conexão, através de circuitos redundantes com outros neurônios.

A medida que envelhecemos nossas ramificações aumentam, como uma árvore do crescimento. As ramificações extras compensam a morte dos neurônios. Todas as células cerebrais têm ramificações chamadas dendritos. É através dessas conexões que os pensamentos viajam. Quanto mais conexões, melhor o cérebro funciona. Quando uma conexão deixa de existir ela pode ser substituída por outra.

As Freqüências Cerebrais

ONDAS CEREBRAIS 

FREQUÊNCIA (*CPS) 

NÍVEIS:

DELTA: de 0,5 a 4 CPS – Inconsciência

Consciência expandida
Cura e Recuperação
Sono


A pessoa está de olhos fechados, inconsciente e com todos os sentidos adormecidos. O corpo está apenas na sua função automática e a pessoa se encontra insensível à dor. Corresponde ao estado de hipnose profunda. Os sentidos estão completamente adormecidos e a pessoa está totalmente inconsciente. Corresponde a um estado de coma profundo, de sono profundo ou de anestesia geral. 

É a mais baixa de todas as freqüências de ondas cerebrais. Algumas freqüências na faixa Delta liberam o hormônio do crescimento humano( HGH ) que é muito benéfico para a regeneração celular e a cura.

Delta é a onda cerebral para o acesso ao inconsciente, onde a intuição pode aflorar facilmente.Os programas que contém Delta são ideais para o sono, a recuperação física/mental e meditação profunda. A faixa Delta está entre 0.1 - 4 Hz.


TETA: de 5 a 7 CPS - Sono Profundo
Meditação
Intuição/Criatividade/Memória


Aprofundando ainda mais o relaxamento, você entra no misterioso estado Teta, onde a atividade cerebral baixa quase ao ponto do sono. Teta é o estado cerebral onde incríveis capacidades mentais ocorrem. O estado Teta propicia flashes de imagens do inconsciente, creatividade e acesso a memórias a muito tempo esquecidas. Teta leva você a estados profundos de meditação. Você pode sentir a sua mente expandir além dos limites do seu corpo.

As ondas Teta têm um importante papel em programas de modificação de comportamento e têm sido usado no tratamento do vício de drogas e álcool. Teta é também o estado ideal para aprendizagem acelerada, reprogramação mental, lembrança de sonhos, criatividade e aumento da memória.

A faixa das ondas Teta está entre 4 -7 Hz. Em Teta, nós estamos como num "sonho acordado", ficamos receptivos a informações que estão além do nosso estado normal de consciência, ativando estados mentais extrasensoriais.


ALFA: de 8 a 13 CPS - Sono Confortável

Relaxamento
Visualização
Meditação

Quando você está relaxado, sua atividade cerebral baixa do rápido padrão Beta para as ondas Alfa mais lentas. Sua consciência interna expande. Sua energia criativa começa a fluir e a ansiedade desaparece. Você experimenta uma sensação de paz e bem-estar. O treinamento Alfa é muito indicado para tratamento do estresse.

Os programas que contém Alfa são excelentes para a solução serena de problemas, memorização, relaxar e praticar visualização. Escolha os programas Alfa quando você desejar obter níveis profundos de relaxamento.

A faixa de ondas Alfa está entre 7-12 Hz. Em Alfa, nós acessamos mais facilmente nossa capacidade dormente - ela funciona como um portal para estados de consciência mais profundos. Dentro da faixa Alfa, está a Ressonância Schumann
- a freqüência do campo eletromagnético da Terra; essa freqüência tem chamado muita atenção dos cientistas da área de neuroacústica pelos seus imensos benefícios.


BETA: de 13 a 30 CPS – Consciência 
Atenção
Concentração 
Cognição


Você está bem desperto e alerta. Sua mente está concentrada e você está pronto para trabalhos que requerem atenção total. No estado Beta, os neurônios transmitem as informações muito rápido, permitindo a você atingir estados de concentração. O treinamento das ondas Beta é usado por terapeutas de biofeedback para tratar um problema de aprendizagem e concentração chamada de transtorno de déficit de atenção (TDA).

Os programas que induzem ondas Beta ajudam nos estudos, nas práticas esportivas, a preparar uma apresentação em público, ou seja, analisar e organizar informações onde a concentração mental é a chave para um bom desempenho.

A faixa de ondas Beta está entre 13-30 Hz. O estado Beta está associado com concentração, atenção aumentada, melhor acuidade visual e coordenação. Os cientistas tem descoberto que as freqüências Beta 18Hz e 13Hz, Gama 40Hz usadas em muitos dos programas de áudio Holosonic, atuam em funções cognitivas complexas.

 

GAMA: 30 + Hz - Excitação

Estado emocional elevado

Esta é a freqüência da dança, da gargalhada, do sexo, dos esportes físicos, da musculação, da violência e do medo.

* CPS =  Ciclos por segundo

Tranqüilidade <---- 19CPS ----> Excitação

Freqüência ideal : 19 CPS - Boa saúde, Inteligência, Concentração e Relaxamento.

Freqüência de risco : 21 CPS - Estresse e ansiedade, imunidades vulneráveis, perda de concentração e da memória.

Freqüência patológica : 80 CPS - Ataque Epiléptico e Convulsões.

Problemas psicossomáticos são simplesmente causados pela mente (Psique) que interferem no corpo (Soma). Em ALFA podemos separar o "Psique" do "Soma" . Dessa forma a mente encontra as soluções para os problemas físicos. Durante a atividade diária, normalmente as pessoas encontram-se no nível BETA , isto é , emitindo 21 ondas cerebrais por segundo. Se há uma excitação, raiva, contrariedade, apreensão, ou emoção , o nível se eleva para a faixa dos 22 a 25 CPS.

De acordo com o grau de excitação, esses valores poderão subir ainda mais. Quase todos estão de acordo e, dentre eles, a comunidade médica e científica, de que a ansiedade e o estresse são os grandes agressores do homem moderno, que vive nas grandes cidades.

O corpo somatiza o que se passa na mente e aparecem as doenças. Isso acontece porque os mecanismos que controlam as imunidades se enfraquecem, propiciando à ação de bactérias e vírus que circulam no sangue. Quando o sistema imunológico está OK ele se encarrega de propiciar as defesas necessárias das doenças. Os níveis elevados das ondas cerebrais, provocam a perda de concentração e a memória torna-se vulnerável . Com o ciclo excessivamente alto, os pensamentos se substituem com grande rapidez, sem se fixarem, tornando a mente confusa. Uma grande energia é produzida e a mente a dissipa através de reações físicas .

Pessoas mais idosas, retemperam-se cochilando. Estão em ALFA. Isso é muito bom. 

Uma das maneiras de entrar no nível ALFA é através da meditação. Ela reduz as ondas cerebrais e separa a mente do corpo. Quando você chega cansado da rua e senta-se numa poltrona descontraidamente, de olhos fechados e sem nenhuma preocupação, o seu cérebro começa a produzir o ritmo ALFA. A diferença entre sentar descontraído numa poltrona e entrar no ritmo ALFA é que, sentar-se descansa-se o corpo e descontrair-se e fechar os olhos, descansa-se a mente entrando cientificamente nos níveis inferiores. E aí você permanece o tempo que desejar. Sabe que está profundamente relaxado. Ao sair dele sabe que, ao abrir os olhos, terá entrado no estado BETA.

Para minimizar o estresse é bom lembrar de que você caminha nas batidas de seu coração e não no ritmo do tique-taque do seu relógio.














A Visualização Criativa é um método de relaxamento guiado, uma terapia mental, trabalhada na faixa ALFA e tem como resposta a autocura. Ista já está cientificamente comprovado.
 


CONCLUSÃO

Podemos, através do relaxamento, atingirmos as ondas alfa e teta e fazermos a diferença nas nossas vidas. Quando praticamos o relaxamento, o nível da atividade cerebral se torna mais lento, produzindo ondas alfa. Nesse estágio, a pessoa se torna calma, tranqüila, em paz e em harmonia, pois, quanto mais profundo é o relaxamento, mais lenta é a atividade cerebral e mais a consciência se abre. 


Através dessa prática, podemos programar nossos sonhos e através dos sonhos, a consciência nos coloca em contato com mensagens e ensinamentos vindos de nossos antepassados. Ao nos conectarmos com nosso Eu mais profundo, desligamo-nos das solicitações externas e reabastecemo-nos das energias da Consciência Superior, descobrindo, dessa forma, nossos potenciais internos, capacidades nunca antes imaginadas, que se manifestam à medida que avançamos em nossa caminhada interior.
É nesse mundo interno onde somos DEUSES, porque aí, podemos criar a nossa realidade. Basta ter Fé e desejar com a Alma. 


"Sóis Deuses. Podeis fazer o que faço e muito mais"  Mestre Jesus.
    


Fonte: http://favosdeluz.blogspot.com/2011/04/as-frequencias-cerebrais.html

Um comentário:

  1. não pude ler seu texto,pq com essa cor azul ñ dá para ver nada

    ResponderExcluir