domingo, 28 de agosto de 2011

O que é Psicologia do Auto Conhecimento?

 
O ritmo da vida atual, as mudanças incessantes, a luta pela sobrevivência, a competição diária, a incrível concentração humana nas grandes cidades e todos os fatores da sociedade atual estão provocando em nossa psique vário tipos de tensões, stress, estados e reações psicológicas que nos conduzem à necessidade de um estudo e de uma reflexão sobre nós mesmos.

As palavras psicoterapia, psicanálise, auto-análise, psicopatologia, desenvolvimento pessoal, dinâmica psicossomática, relaxamento anti-stress, etc, estão atualmente muito presentes.

A Psicologia do Autoconhecimento nos leva ao desenvolvimento de nós mesmos como indivíduos íntegros, em qualquer nível que estejamos. Quando a aplicamos em nossa vida, descobrimos o autêntico universo interno, o que nos coloca em um nível mais maduro e frutífero no mundo em que vivemos.

Trata-se de uma psicologia de tipo revolucionário, direcionada para o conhecimento de si mesmo e para a transformação radical do ser humano. Realmente, o autoconhecimento é fundamental na vida. Para que vivemos? Qual é o motivo da nossa vida? Qual é o objetivo da nossa existência? Por acaso a vida consiste unicamente em nascer, crescer, reproduzir-se e morrer? Seria absurdo.

Na nossa condição humana, com toda a sua complexidade de aspectos e relações, a psicologia é chamada a dar soluções. A ausência desta maravilhosa ciência nos conduziria ao nosso encerramento em nós mesmos, causando uma introversão, inaptidão, preguiça intelectual e física, o abandono de si mesmo, inseguranças, anti-sociabilidade...

A Psicologia do Autoconhecimento, como manifestação de acção contínua, é a solução para o crescimento pessoal e para o avanço interior. É mais do que necessário viver dentro de uma psicologia adequada, com uma profunda reflexão relativamente ao que se pensa, se sente e se faz, para podermos conhecer-nos a nós mesmos e elevarmos de forma positiva o nosso nível humano e espiritual, uma psicologia votada a uma regeneração da nossa condição interna.

A Psicologia do Autoconhecimento, aplicada a nós mesmos, é a solução natural para os nossos traumas, complexos, aversões, fobias e todas as classes de defeitos psicológicos que nos provocam tantos danos.

Trata-se de uma psicologia que vai à raiz do problema e não se fica pela mera dependência psicológica das outras pessoas, ou de fármacos, antidepressivos, etc.
Além disso, necessitamos conhecer-nos a nós mesmos para encontrarmos o sentido da nossa vida.

A Psicologia do Autoconhecimento é o método genuíno, utilizado desde tempos remotos pelos sábios do oriente e do ocidente, presente na filosofia taoísta, socrática, lamaísta, em certas escolas do Egito antigo, dos maias, astecas e incas, dos alquimistas medievais..., e, no entanto, permanece mais atual do que nunca.

ÁREAS DE ESTUDO PSICOLÓGICO

Podemos verificar que, a nível psicológico, nós vivemos em três mundos, o das Formas, o do Fundo e o do Transfundo. Nestas três regiões da nossa vida psíquica está contido tudo o que somos. Conhecendo estes três mundos, teremos a chave do autoconhecimento, e poderemos compreender o verdadeiro sentido da nossa vida.

1. O MUNDO DAS FORMAS

O mundo físico ou das formas representa basicamente tudo aquilo que é humano e material no homem, é a vida quotidiana dentro da qual se desenvolve o trabalho, os estudos, compromissos, prazeres, deveres, etc. Neste mundo formal ou de formalidades expressa-se a personalidade que todos temos, com o seu caráter, hábitos e costumes, com a nossa identidade, valores humanos e imagem psicológica que projetamos para o exterior.

2. O MUNDO DO FUNDO

O Fundo é a região psíquica do nosso subconsciente e inconsciente humano. Neste mundo podemos encontrar diversos traumas, fobias e complexos que são vibrações densas que se repercutem sensivelmente nas pessoas e que condicionam a sua vida e as suas relações. Na Psicologia do Autoconhecimento procuramos descobrir e eliminar todos os traumas, temores, fobias, angústias, susceptibilidades, complexos, etc.

3. O MUNDO DO TRANSFUNDO

O transfundo psicológico é a região mais profunda de todo o ser humano. Este mundo tem uma característica dupla: um aspecto de escuridão e outro de Luz.
No de escuridão estão depositados os defeitos psicológicos e no de Luz estão as virtudes principais. Dentro das profundezas do microcosmo homem vibram, por conseguinte, os átomos mais subtis e também os mais densos. Segundo a nossa forma de ser, pensar e viver, activamos uns ou outros.

A Psicologia do Autoconhecimento ensina-nos que conhecer e eliminar os defeitos psicológicos é uma necessidade para a liberação e desenvolvimento da nossa essência ou consciência.
O transfundo, geralmente, é desconhecido das pessoas, devido à falta de investigação em psicologia experimental e psicanálise freudiana.

O transfundo de Luz é o anverso positivo da medalha psicológica. É a luminosidade dentro da escuridão, é o dia dentro da noite, o positivo dentro do negativo. É aí, onde estão depositados os valores da consciência.

A CONSCIÊNCIA

“O Tao que pode ser expresso através de palavras, não é o Tao”. A consciência é intangível, invisível, intemporal, indefinível. A consciência expressa-se como um conjunto de valores, de princípios, tais como o amor, a nobreza, sinceridade, compreensão, espiritualidade, humildade, fraternidade... Todos estes valores estão residualmente e potencialmente dentro de nós e à espera de serem totalmente desenvolvidos, de acordo com o nosso trabalho e crescimento interior.

Desde tempos antigos é sabido que existem diferentes níveis ou estados de consciência. A Psicologia do Autoconhecimento contém as chaves e as técnicas para despertar e desenvolver a consciência, e para que esta se possa manifestar na nossa vida.

CAMPOS COMPLEMENTARES

Como complemento do estudo psicológico, é extremamente necessário estudos sobre outros temas, tais como:
  • Aspectos transcendentais para o autoconhecimento dentro da Antropologia, Mitologia e História Universal, Cosmologia, Leis superiores e inferiores, etc.
  • Desenvolvimento da mente consciente e da emoção superior
  • Técnicas de Relaxamento, Anti-stress e Meditação
  • Análise das diversas energias do organismo humano: o microcosmo atômico e subatômico

Informe-se, descubra-se, estude. Procure ajuda de pessoas que entendam o ser como um ser integral, ou seja, com corpo, mente e espírito. Não adianta negar, desviar ou fugir da verdade. Assim, você só estará adiando sua felicidade.
Aceite transformar-se, saia da sua zona de conforto, acredite em suas possibilidades.
Não há outro caminho a seguir. Você só  estará dando voltas em torno de si mesmo e não irá a lugar algum. 

Conheça-se!


Extraído parcialmente do site http://www.cea-internacional.com/br , com alguns acréscimos meus.
Kika.



4 comentários:

  1. Você conhece alguém do CEA? Já assistiu a alguma conferência ou já fez algum curso? Há quanto tempo você "descobriu" o autoconhecimento? Estude mais e sempre mais, porém nunca faça mesclas. Os verdadeiros estudantes do autoconhecimento silenciosamente agradecem.

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    Não, nunca assiti à conferencias, nem fiz cursos. Sou auto-didata e busco ler, estudar e pesquisar. Tenho a mente aberta ao Conhecimento.
    Há uma vontade de autoconhecer-me e busco respostas, hoje já sem ansiedade. Eu nem sei exatamente quando descobri o autoconhecimento, mas, posso te dizer que fui levada por uma necessidade quase sufocante e incessante. Vários processos foram acontecendo de uma forma muito rápida e, talvez, sobrenatural, eu diria. Mas, adoeci e dei um tempo nos estudos.

    Não entendo quando vc diz ' fazer mesclas'... pedi para vc me add no Facebook. Lá podemos conversar melhor.

    Abraço,

    Erika.

    ResponderExcluir
  3. www.cea-internacional.com/br/política.html
    www.cea-internacional.com/br/contactar.html
    Espero sinceramente que isso possa ajudar em sua caminhada. Pessoas sérias, trabalhando sério. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Alô Kika conseguiu desenvolver-se. Espero que sim. Felicidades. J.A. - Ps. Bom texto até depois de 5 anos. Abs.

    ResponderExcluir